Complexidade:
Tempo:
- 40 mins
Serve:
- 2 Pessoas
a
- Vegan
Ingredientes
– 3 colheres de sopa de azeite
– 1 cebola
– 5 dentes de alho
– 1 cenoura
– 2 tomates
– 1 c. chá de sal
– pimenta q.b.
– 2 colheres de chá de massa de pimentão
– 1 colher chá de massa de alho
– 1 colher de sopa de concentrado de tomate
– orégãos q.b.
– 1 folha de louro
– aproximadamente 70 ml de vinho branco
– 1 litro de água ou caldo de legumes
– 5 salsichas vegan
– aproximadamente 10 folhas de couve lombarda (grandes)
I
Leve ao lume uma panela com bastante água e, quando estiver a ferver, coloque as couves. Devem cozer durante dois minutos, apenas para lhes dar uma ‘entaladela’. Retire do lume e reserve num prato.
II
Num tacho largo adicione o azeite e refogue a cebola cortada em cubos ou em meias luas. De seguida, adicione os alhos laminados e, quando começarem a mudar de cor, adicione a cenoura cortada em rodelas finas ou cubos pequenos. Deixe refogar durante 5 minutos.
III
Assim que a cenoura estiver mais clara, adicione os dois tomates cortados em cubos, mexa, e junte os temperos. Deixar apurar bem, até o tomate estar desfeito. De seguida, adicione o vinho, mexa e deixar que evapore completamente.
IV
Adicione a água ou caldo de legumes aos poucos, mexendo sempre (para que não perca o calor) e, enquanto isso, comece a preparar as salsichas.
V
Passando agora para a parte mais divertida da receita, é importante cortar em forma de triângulo o caule mais grosso das folhas da couve, pois é mais fibroso e demora muito tempo a cozinhar. Para cada salsicha utilize duas folhas, que devem ser colocadas sobrepostas e de modo a que a salsicha fique completamente enrolada, colocando-a numa ponta e enrolando até estar totalmente coberta. Coloque três palitos ou um cordel, e reserve. Repita o processo com as restantes salsichas.
VI
Adicione-as ao tacho de forma a que não fiquem sobrepostas e deixe cozinhar até a maior parte da água ou caldo evaporar e a couve estar cozida.
observações & dicas
sirva com arroz branco.