Complexidade:
Tempo:
- 1 hora
Serve:
- 4/5 Pessoas
a
- Vegan
Ingredientes
– azeite q.b.
– 1 abóbora manteiga pequena
– ½ curgete normal ou ¼ de curgete grande
– 300 gr de cogumelos
– 1 cebola
– 1 talo de aipo pequeno
– 6 dentes de alho
– 2 chávenas de arroz para risotto (ou, em alternativa, carolino)
– ½ + ¼ de chávena de vinho branco
– 1,75L de caldo de legumes ou água (quente)
– sal e pimenta q.b.
– manteiga q.b.
– tomilho fresco q.b.
I
Descasque a abóbora e corte em cubos pequenos. Corte a curgete também em cubos, sem retirar a casca. Regue com um fio de azeite, uma pitada de sal e pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 220º para assarem bem.
II
Numa frigideira larga adicione o azeite e os cogumelos laminados. Quando libertarem toda a sua água e começarem a fritar ligeiramente, adicione a cebola e o aipo picados. Se necessário, juntar um fio de azeite para que refoguem bem. Quando a cebola começar a ficar translúcida, junte os alhos picados e envolva.
III
De seguida adicione o arroz, envolvendo com o preparado. Deve fritar ligeiramente. Regue com o vinho e deixe que evapore totalmente.
IV
Comece a adicionar o caldo ou a água bem quente, aos poucos, mexendo sempre. O objetivo é o arroz cozer e libertar o seu amido aos poucos, daí a importância de ir mexendo sempre em cada adição de líquido.
V
Tempere com sal e pimenta e, a meio do processo, adicione a abóbora e a curgete assadas, reservando um pouco para decorar e poder também obter outras texturas.
VI
Este risotto maravilhoso estará pronto quando o arroz estiver cozido e cremoso. Finalize com um pouco de manteiga, que é opcional, e tomilho fresco. Se tiver queijo vegan, adicione também.
VII
Sirva quente e delicie-se!