Complexidade:
Tempo:
- +1 hora
Serve:
- 12 unidades
a
- Vegan
Ingredientes
– ⅓ de chávena de caju
– 1 + ¼ de chávena de água
– 1 colher de sopa de coco ralado
– 2 cascas de limão
– 1 pau de canela
– ½ chávena de açúcar amarelo
– 2 colheres de chá de farinha sem fermento
– manteiga vegan q.b.
– 1 embalagem de massa folhada (verificar se é vegan)
I
Ferver os cajus com água durante aproximadamente 15 minutos, ou deixar de molho durante 6-8 horas.
II
Num liquidificador (ou num copo alto com a ajuda de uma varinha mágica) junte os cajus escorridos, juntamente com a água e o coco ralado. É muito importante que a mistura fique homogénea, portanto deve triturar-se durante uns três minutos.
III
Levar estas natas ao lume, juntamente com as cascas de limão e o pau de canela.
IV
Quando começar a querer ferver, adicione o açúcar e mexa com a vara de arames, sem parar.
V
Retire um pouco do recheio e misture a farinha no mesmo, para que, desta forma, não se formem grumos. Continue a mexer e, quando engrossar ligeiramente, retire do lume e reserve. Quando arrefece ganha mais consistência, por isso o ideal é deixar a engrossar, no máximo, durante 5 minutos.
VI
Abra a massa folhada e comece a enrolar, apertando bem, para formar um cilindro.
VII
Corte em 12 pedaços idênticos.
VIII
Unte as formas com bastante manteiga (é essencial para a massa folhada subir e ficar mais crocante).
IX
Calque ligeiramente o pedaço de massa folhada e comece a trabalhá-lo na forma, de modo a que a parte enrolada fique ao centro da mesma. Se necessário, humedeça com um pouco de água os polegares e vá subindo a massa na forma, começando pelo centro e acabando nas laterais. Tente que a massa tenha a mesma altura em toda a forma, de modo a que não fique com uma base muito grossa e as laterais finas. Repita o processo com as restantes formas.
X
Pré-aqueça o forno a 250ºC.
XI
Retire as cascas e o pau de canela do recheio e bata com a vara de arames até estar novamente cremoso. Distribua o recheio pelas formas uniformemente. Alise-o, se necessário, e leve ao forno, baixando a temperatura para os 230ºC. Passado 15 minutos, fique atento aos pastéis porque assim que começam a dourar, podem facilmente queimar.
XII
Retire os pastéis do forno e deixe arrefecer durante dois minutos. Passado esse tempo, retire-os com cuidado das formas e deixe a arrefecer sobre uma grelha.
observações & dicas
sirva com canela e açúcar em pó.